Ao vivo e Gratuito
Dias 24 e 25 de junho, às 19h30
O que vamos ver?
• A prova de Português;
• Onde estão os conteúdos pedidos pela banca nos últimos anos;
• A redação
O que vamos ver?
• Análise de comando – Redação de 2023
• Análise de texto completo – Redação de 2023
1. Fórmula de cálculo para a nota.
2. Análise estratégica dos últimos anos.
3. A banca de 2022 – mudanças, continuidades e tendências atuais.
4. Tipos de questões: uma separação didática.
5. Exemplos de vida real.
6. Rascunhos: faz sentido?
2. Tendências: o que esse termo significa em técnicas de escrita.
3. Técnicas de escrita e tendências dissertativas.
4. Os três principais conceitos.
5. Leitura e interpretação de comandos: um modelo didático.
6. Aplicação dos três principais conceitos em um modelo padrão.
7. Exemplo de vida real: redação nota máxima e uso de modelos padrão.
8. Exemplo de vida real II: redação primeiro lugar no guia de estudo.
1. Conceitos iniciais.
2. Definições do edital e aplicação na prática.
3. Ideias gerais e estratégia de resposta.
4. Tipos de exercício.
5. Exemplos de vida real de cada tipo de exercício.
6. Erudição: necessidade ou mito?
7. Exemplos de vida real: exercícios com diferentes graus de erudição.
1. Conceitos iniciais.
2. Formação de textos resumitivos.
3. Compreensão da atividade solicitada pelo edital.
4. Estratégia: aplicação das definições de edital.
5. Resumo nota máxima: como conseguir.
6. Exemplo de vida real: analisando uma resposta nota máxima.
1. Leitura e interpretação de textos dissertativos. Conceitos básicos.
2. Leituras e interpretação de textos dissertativos. Conceitos avançados.
3. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos básicos.
4. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos avançados.
5. Uso de elementos de coesão.
6. Estratégias de extração e uso de informações apresentadas pela banca no comando e nos excertos motivadores.
7. Organização de ideias: priorização, estruturação, implementação estratégica.
8. Guias de estudo como ferramenta de estudos: benefícios e cuidados.
1. Estratégia básica de prova em termos de conteúdo.
2. Diretrizes básicas para escrita eficiente.
3. Ordem dos fatores altera o produto: organização.
4. Tamanho dos períodos e influência na clareza.
5. Presunção de inocência? Nunca!
6. Maximização de nota e diminuição de variância.
7. Lista de prioridades do candidato bem preparado.
1. A estrutura de correção de forma da prova.
2. Abusando da estrutura: estratégias de maximização de nota.
3. Formas básicas e como elas maximizam a eficiência argumentativa.
4. Ninguém é obrigado a nada: tirando nota máxima sem conhecer regras de Português.
5. Estratégia de varrer para baixo do tapete: exclusividade do Português.
6. Formulação de estratégias individuais: um modelo.
1. Hipônimos e hiperônimos – formulação de ideias sem domínio completo do
conteúdo.
2. Estratégias de última instância – “tangenciamento inteligente” e maximização da enganação da banca.
3. Não tenho a menor ideia do que escrever? Tenho salvação? SIM.
4. Priorização informacional: o “que” é menos importante do que o “como”.
5. Debate de temas complexos: uso dos comandos e dos excertos motivadores.
6. Método da palavra-chave: aprofundamento argumentativo.
7. Método das perguntas: usando ideias centrais como forma de aprofundamento de tema de conhecimento superficial.
8. Ocupação inteligente de espaço: exemplos e fatos concretos e seu uso
eficiente.
9. Transformação de fato concreto em ideia conceitual: métodos.
10. Contenção de danos para temas de conhecimento superficial/mínimo:
estratégia infalível.
1. Argumentos de autoridade indevidos.
2. Pedância e prolixidade.
3. Capacidade de desapego e priorização.
4. Concordância/discordância em relação ao texto motivador: estratégias.
5. Insistência em dúvidas micro ou macroestruturais: estratégias alternativas.
6. Uso de ideias taxativas e simplistas.
7. Não confiar no sexto sentido e no conhecimento acumulado.
8. Exagero / tentar abraçar o mundo.
Sou professor especializado na Segunda Fase do CACD há quase 10 anos, com experiência trabalhando em grandes cursinhos do mercado (Curso Clio e IDEG). Decidi, por conta própria, que a melhor maneira de trabalhar com a segunda fase seria sem o engessamento de um cursinho e, por isso, montei minha própria estrutura particular.
Já preparei individualmente mais de 40 atuais diplomatas, e posso dizer com orgulho que, todos os anos, meus alunos têm uma média de notas acima da média geral.